A Apple ainda nem confirmou o lançamento de um novo iPhone e o aparelho já é visto como um dos fatores pela redução na venda de celulares no 2º trimestre do ano comparado ao mesmo período do ano passado. A queda, de 2,3%, ocorreu em função da expectativa de aparelhos melhores como o iPhone 5 (como a mídia tem chamado o próximo telefone da Apple). As informações foram divulgadas pelo Gartner, empresa de pesquisa de mercado, nesta terça-feira (14).
Durante o 2º trimestre de 2012, foram vendidas 419 milhões de unidades de telefones no mundo. Dessa fatia, quase metade (42,7%) é smartphone. Essa tendência mostra que cada vez mais os usuários estão buscando celulares com funções inteligentes em vez de telefones simples.
“A procura por telefones caiu no segundo trimestre do ano em função do ambiente econômico desafiador e o atraso de usuários ao atualizar seus aparelhos para se beneficiarem de lançamentos com configurações avançadas previstos para o segundo semestre do ano”, explica Anshul Gupta, analista de mercado do Gartner, em comunicado à imprensa.
De acordo com Gupta, aparelhos como o iPhone 5 e o fato de fabricantes chinesas incentivarem o uso de 3G e celulares avançados são os principais fatores para a redução de 2,3%.
A Samsung continua com a liderança de mercado na venda mundial de telefones com 21,6% de fatia deste setor. A Nokia, que foi líder por muitos anos, ocupa a segunda posição com 19,9%. Em seguida, vem Apple (6,9%), ZTE (4,3%), LG (3,4%), Huawei (2,6%), TCL (2,2%), HTC (2,2%), Motorola (2,2%) e RIM (1,9%).
Segundo o Gartner, o sucesso da Samsung ao aumentar a vantagem sobre a Nokia deveu-se a venda da linha de smartphones Galaxy da companhia. Dos mais de 90 milhões de telefones vendidos, 45,6 milhões eram smartphones. Neste grupo de aparelhos, o destaque foi o Galaxy S3, que teve 10 milhões de unidades vendidas nos primeiros dois meses de comercialização. Este foi o aparelho Android mais vendido no mundo no 2º trimestre, de acordo com a empresa de pesquisa.
Já a Apple teve uma redução de 12,6% de vendas no trimestre em função da expectativa do novo aparelho da empresa. “Dependendo do início da comercialização do próximo aparelho da marca, a Apple pode também apresentar resultados fracos no próximo trimestre. Embora, lançando o telefone no último trimestre, a companhia americana pode tirar vantagem do período de férias do fim de ano na América do Norte e na Europa, que historicamente são imunes a pressões econômicas”, diz o Gartner.
Antiga maior vendedora de celulares do mundo, as vendas da Nokia caíram 14,8% comparado ao 1º trimestre de 2012. Apesar de a empresa ir bem nas vendas de celulares comuns, a fabricante finlandesa ainda luta para emplacar no mercado os smartphones da linha Lumia, que vêm com o sistema Windows Phone.